sábado, 16 de fevereiro de 2013

EG/AL01 - Frutinhas

Nesta matriz encontramos
  • um selo com frutas e a inscrição Framboeza. 
  • um selo com o seguinte texto:
"Os artigos de SOLIDONICKEL EBERLE são de metal de alta qualidade e inalterável endurecido para lhes dar grande resistência. Não encontrando ditas qualidades pode devolvel-os ao vendedor, que fica autorisado pelos fabricantes a indemnisar em dinheiro seu valor. (SOLIDONICKEL EBERLE - marca registrada)"





Metalúrgica Abramo Eberle foi a maior e mais importante indústria metalúrgica da cidade de Caxias do Sul na primeira metade do século XX.

A empresa iniciou em 2 de abril de 1896 uma pequena oficina de funilaria, à qual deu o nome de Eberle S.A, tendo seus próprios vizinhos como seus primeiros funcionários. A primeira peça que produziu foi uma lamparina de querosene. Em 1918, a Ourivesaria e Funilaria Central Abramo Eberle & Cia. começou a produzir talheres, cutelaria e objetos de mesa. Entre 1923 e 1928 foi instalada uma forja que permitiu a produção de armas para o Exército como espadas e facas, ao mesmo tempo em que se inaugurava uma seção de produção de rebites e botões de pressão, e outra para fabricação de artigos sacros.[1]

fonte: wikipédia.org

Datam dessa época, também, os objetos em alpaca, ou Solid Nickel, também conhecidos como prata alemã. Muitos dos objetos fabricados nesse material pela tradicional marca da "cornetinha", como também era conhecida a metalúrgica podem ser facilmente encontrados até hoje em leilões e sites de compras na web.

fábrica da Eberle em 1920
fonte: http://laraenando.mercadoshops.com.br/antigas-fivelas-alpaca-112-eberle-metal-brancopreco-unidade_3319xJM
Mais informações sobre a Metalúrgica Abramo Eberle em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9dios_da_Metal%C3%BArgica_Abramo_Eberle



Nenhum comentário:

Postar um comentário